A Constituição e de 1988, (Sem vírgula) garante a todas as pessoas com deficiência o direito a à inclusão, igualdade e a segurança social. No entanto, é lamentável que mesmo com a presença desta lei, (Sem vírgula) ainda exista uma grande dificuldade em cumpri-la, principalmente no mercado de trabalho, onde sofrem com o preconceito e com a ausência da inserção no ambiente de trabalho. (Muito bem. Formulou a tese)
Constantemente, em nosso país, tem se tornado explícito que algumas empresas possuem uma certa apreensão ao contratar indivíduos com particularidades físicas ou mentais. Muitas companhias e organizações têm uma visão errada sobre a sua capacidade, na qual elas precipitam conceitos inverídicos sobre a produtividade, deixando de dar a devida importância à competência e ao seu conhecimento. Entretanto, esta ideia se dissipa quando observar-se observa-se pessoas que conquistaram grandes feitos em suas carreiras, como o físico Stephen Hawking e a pintora Frida Kahlo, uma vez que ambos tinham suas particularidades, mas mesmo assim tiveram um grande marco social, quando ambos quebraram paradigmas. Sendo assim, nota-se que por diversas vezes, mesmo possuindo um elevado grau de conhecimento e capacidade, por numerosas ocasiões várias pessoas são vítimas de preconceitos e assim perdem oportunidades na carreira.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, ainda existem vários outros obstáculos a serem enfrentados ao serem inseridos nesse meio. Apesar da grande capacidade de disseminação de informação pela tecnologia no panorama atual, diversas pessoas desconhecem a precisão da acessibilidade em empresas, como a importância de rampas de acesso nas entradas e pisos táteis, ou até mesmo não compreendem a importância da comunicação inclusiva. (Trucamento) Sendo que, havendo ou não um membro da equipe com alguma necessidade, deve-se conter a preparação necessária para o atendimento e para a integração entre os colaboradores. Com a falta de acesso e de diálogo nos diversos setores essenciais do trabalho, fica mais difícil conseguir uma valorização e o reconhecimento dos mesmos, além de, eventualmente, dificultar uma interação e convívio com as outras pessoas em seu meio.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que o Ministério do Trabalho e instituições regionais juntamente ao Ministério Público Federal proporcionem uma fiscalização mais abrangente em empresas de grande e pequeno porte, com o intuito de analisar e averiguar o cumprimento da lei estabelecida, dando uma atenção continua a estrutura do prédio e as condições fornecidas aos empregados e, (Sem vírgula) se há ou não uma acessibilidade facilitada, para garantir o bem-estar de todos e certificar o atendimento de todos os aspectos da norma, como também é fundamental que os estabelecimentos apresentem aos seus servidores instruções tanto sobre comunicação, como libras, quanto na importância de manter a acessibilidade em seu meio, por intervenção de palestras e formações ofertadas pela corporação, a fim proporcionar uma gama de informação maior e combater ideias equivocadas ou preconceituosas, garantindo assim a inserção integral do público e a promoção de mais oportunidades. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |