O HTML (Hyper Text Markup Language) e uma das linguagens de programação utilizadas para a criação da internet como conhecemos atualmente. Uma das suas atualizações mais importantes foi a inclusão de ARIA attributes, que são uma forma de tornar as páginas da Web mais acessíveis para pessoas com deficiência. Esta atualização evidencia a importância da atenção às pessoas com deficiência, principalmente em um mercado de trabalho competitivo como o atual. (Formule a tese)
Apesar a da evidente importância, pessoas com necessidades especiais ainda encontram dificuldades ao ingressar ao mercado de trabalho. Muitas empresas, principalmente as mais tradicionais, não têm um ambiente físico adequado para estas pessoas, como falta de rampas de acesso e guias para deficientes visuais. Além disso, a falta de preparo dos colaboradores de empresas se torna outro desafio, que pode ser comprovado pelo baixo número de pessoas capazes de se comunicar pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a falta de conhecimento de outras formas de tratar as diversas formas de necessidades especiais. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Estas empresas que não estão adaptadas acabam perdendo uma grande vantagem competitiva contra seus concorrentes, pois os consumidores atuais sempre estão procurando uma relação mais pessoal ao se relacionarem com uma marca. Apenas com a inclusão de colaboradores das mais diversas esperas da sociedade as organizações podem construir produtos que atendam essas pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de grande importância a criação de programas de incentivo para inclusão de pessoas com necessidades especiais tanto em empresas públicas e privadas (Paralelismo). A cota para pessoas com deficiências em concursos públicos é um exemplo de política pública. Empresas privadas devem articular junto com seus setores de RH para a contratação e de adaptações necessárias para atender essas pessoas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |