No Brasil existe um grande debate a respeito da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Embora já tenhamos avançado muito com a criação de cotas e programas informativos por parte do governo e da mídia, ainda temos muito o que avançar para que esse processo aconteça de fato com a facilidade e a naturalidade necessárias. (Formule a tese com mais clareza)
Hoje, no Brasil, já existe o sistema de cotas, que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a manterem entre 2 a 5 % de pessoas com deficiência em suas equipes. Isso demandou muita adaptação, não apenas das pessoas, mas também das estruturas das ruas e empresas. A Há alguns anos atrás, principalmente em cidades menores, não existiam rampas nas calçadas ou qualquer outro tipo de acessibilidade. Até hoje, mesmo sendo a acessibilidade obrigatória, vemos muitas vezes carros estacionados e lixeiras postas em frente as rampas. Ainda podemos acrescentar a falta de manutenção nas calçadas, corrimãos e pisos de acessibilidade. E em algumas cidades essa acessibilidade ainda não existe, ou está localizada apenas na área central da cidade, como é o caso de municípios pequenos como Canguçu e Morro Redondo, localizados no sul do estado do Rio Grande do Sul. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) O incentivo do governo para que tenhamos mais acessibilidade, para que uma pessoa com deficiência possa ser auto suficiente autossuficiente e contribua com o crescimento do país, ainda é visto por muitos como um incomodo. (Truncamento) Enquanto para uma pessoa com deficiência, (Sem vírgula) isso pode resultar em uma vida com mais qualidade. Muitos brasileiros ainda enxergam com preconceito as minorias, e muitas vezes por terem menos convívio com essas pessoas, acabam as enxergando mais como inconvenientes do que como seres humanos que merecem respeito e dignidade. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Precisamos dar prioridade para a acessibilidade, para que assim possamos garantir o mínimo de dignidade para essas pessoas. Também precisamos de mais informação para naturalizar a presença de pessoas com deficiência em todos os ambientes e assim diminuir o preconceito que ronda esse assunto. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Os meios de comunicação poderiam nos ajudar nessa inclusão. (Truncamento) Não apenas com informativos sobre o assunto, mas também naturalizando a participação de pessoas com deficiência em seus programas, como jornais, novelas e seriados. Representatividade continua sendo um modo importante de vencer preconceitos e incentivar essas minorias a lutar por seu espaço, apesar de todas as dificuldades que elas possam ter.
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |