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Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Enviada em: 03/05/2023

Status:

Corrigida
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A cidade militarizada da antiga Grécia, Esparta, era conhecida por "descartar" os bebês e indivíduos com qualquer traço de deficiência, desde cegueira a imobilidade física. Tal conduta "explicava-se", na maioria das vezes, pela necessidade de captar apenas os mais "fortes" e "saudáveis" para o exército da época. Hoje, no Brasil, mesmo que de modo menos letal e drástico, a exclusão da pessoa com deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida (PCMR) é uma realidade praticada por algumas empresas na hora de recrutar um novo colaborador, que contratam apenas o mínimo exigido (Melhore a construção dessa ideia) por lei e mal oferecem a infraestrutura adequada para que eles possam exercer as atribuições do cargo de forma digna.

Primeiro, a legislação no Brasil sobre o tema, (Melhore a construção de sentido) é que a partir de determinado número de empregados em uma organização, uma parcela mínima deve ser composta por PCD ou PCMR. Entretanto, a obrigação em contratar é apenas para a empresa que possuam de cem colaboradores em diante, o que dá brecha para aquela com um quadro de funcionários inferior à a cem, (Sem vírgula) não empregar o individuo com deficiência. Ou seja, apesar da lei servir para resguardar os direitos de inclusão dessa população específica ao  no mercado de trabalho, não é dessa forma que é externalizada na sociedade, pois uma parte dos empregadores brasileiros os contratam somente afim  a fim de suprir a demanda legal. Já os que não são obrigados por lei, nem mesmo recrutam. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Segundo, quando finalmente a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida é efetivamente empregada, ela encontra outro obstáculo no local de trabalho: a infraestrutura de acessibilidade inadequada para execução das atividades laborais. Pode-se dizer que algumas empresas brasileiras carecem de estrutura adaptada para atender o público de PCD ou PCMR de maneira digna e igualitária, o que não se resume apenas a rampa de acesso ou ao estacionamento reservado, mas também a moldagem e preparo de tudo conectado a as às atribuições de determinado cargo, afim de possibilitar a execução por qualquer pessoa, independente da deficiência que ela possua. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a legislação vigente colabora de certa maneira para a não inclusão da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida no mercado de trabalho. Ademais, mesmo ao serem contratados, eles ainda encontram um ambiente estruturalmente inadequado para o trabalho. Diante disso, o Poder Legislativo, após consultar especialistas sobre o tema, precisa formular normas que estabeleçam novos critérios, de preferência menos impositivos às empresas, de contratação. Já em relação a infraestrutura, cabe às autoridades competentes, como o Ministério Público do Trabalho ou o Ministério do Trabalho, acentuar a fiscalização nos ambientes laborais de cada organização e promover cursos sobre tais assuntos, afim de que a empresa visitada tenha informação confiável e gratuita de como se aprimorar estruturalmente. Dessa forma, a população de PCDs ou PCMRs poderá conquistar um futuro profissional digno e sem limitação devido a condição física que possua. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200