"A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades." Essa frase do pedagogo Paulo Freire remete a importância de aprender a viver com as diferenças. Por meio disso, é notório destacar que a falta de inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho, (Sem vírgula) abrange uma gama de adversidades que os acompanham ao longo de sua vida. A dificuldade de comunicação com os demais indivíduos, a falta de qualificação favorável no mercado devido à carência de experiência e as divergências de adequações dos espaços são obstáculos no cotidiano destes cidadãos. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro análise, a linguagem de sinais no Brasil é dotada como segunda língua oficial do país, pelo qual não há à aplicação integrada na sociedade desde o período de aprendizagem escolar. Sob esses viés, é visível que a falta de inclusão de PCD´s (PCDs) (pessoas com deficiências) engloba situações de antes da sua inserção no mercado de trabalho, afetando não tão somente o meio acadêmico, mas sim também seu ofício. As adversidades de comunicação e mobilidade no ambiente de trabalho traz consigo uma bagagem de preconceitos e constrangimentos, como a necessidade de ajuda para a locomoção, em virtude da falta de adaptação de rampas e batentes, assim como também a carência de um profissional para que haja a comunicação entre o funcionário PCD e os demais, tornando assim uma grande discrepância a presença de pessoas deficientes no espaço de trabalho. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Reveja a estratégia coesiva) Mesmo havendo meios como a lei de inclusão social de 2004, a segurança de integração no mercado não acompanha a incompetência estrutural do âmbito de trabalho. Sob essa ótica, a dissenção de comunicação no meio qualificativo adequado e o ambiente propício para esse indivíduos se torna um dos obstáculos para o seu oficio. A falta de experiência qualificada dificulta o meio de integração no serviço ou até mesmo sua realização, que em soma com as adversidades já encontradas no espaço, acaba se tornando uma faísca para a desistência de se manter ativo no mercado, já que o mesmo já o exclui. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Reveja a estratégia coesiva) Conforme essa interim, os desafios enfrentados por pessoas deficientes no mercado de trabalho possui um anseio de solução imediata, é dever do Ministério de Justiça e Segurança Pública garantir a assistência e inclusão desse grupo social por meio de fiscalizações que garantam a inclusão e o cumprimento da lei vigente. (Truncamento) Assim como também, (Sem vírgula) a participação do Ministério da Educação para implantar cursos de linguagens como libras e palestras que tornem possível a facilitação da comunicação entre os demais indivíduos para com as pessoas com deficiências. Ao Com o propósito de haver uma sociedade democrática e igualitária. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |