Antigamente, em Esparta, os portadores de alguma deficiência, (Sem vírgula) eram abandonados ou assassinados, isto se deriva de uma crença de que eram amaldiçoados e azarentos. Atualmente esta crença ainda procede em algumas pessoas, entretanto, está incorreto, visto que a ciência afirma que ocorre uma mutação genética, todavia, os deficientes têm diversos problemas em se candidatar ao mercado de trabalho, já que eles devem lidar com vários grandiosos desafios - o preconceito, a falta de acessibilidade para a locomoção e desenvolvimento profissional. (Formule a tese com mais clareza)
Primeiramente, é importante ressaltar que com o passar do tempo, (Sem vírgula) os deficientes ganharam muito apoio em relação a adaptação social, tais como a libras, o braille e etc. (Truncamento) Mas o seu destaque no mercado de trabalho se torna uma tarefa difícil, pois a sua deficiência impossibilita-o de competir contra pessoas sem deficiências, considerando também que nem todo estabelecimento está apto a receber portadores de mutação genética, porque isto custaria muito. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Segundamente, o fator principal pelo qual os deficientes não são inclusos em um trabalho é o preconceito, devido a à ilusão de que uma pessoa com deficiência é totalmente incompetente. (Truncamento) Mas isso chega a ser um equívoco, pois há diversos empregados deficientes que executam e trabalham por anos na mesma empresa.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o Estado, através dos impostos arrecadados, deve promover mais condições aos deficientes, tanto como em transportes, como em palestras em que haja promoção de respeito aos deficientes, para que assim, (Sem vírgula) a economia brasileira aumente e que os portadores de deficiência consigam os mesmos direitos que uma pessoa não-portadora. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |