O etarismo - discriminação contra pessoas ou grupos por conta da idade - pode trazer várias consequências ao longo da vida do indivíduo, dentre elas danos psicológicos. Nesse sentido, lamentavelmente, com os idosos sendo os principais alvos dessa problemática é evidente que a exclusão dos mesmos no mercado de trabalho, consumidor, cultural e o sexismo contra mulheres em relação à idade, mostra-se o corpo social como hostil e misógino (Reveja a seleção lexical).
De início, no filme "Um Senhor Estagiário", é narrado a retomada de um homem de 70 anos de idade ao mercado de trabalho. Fora das telas, tal ambiente é bastante limitado devido a estereótipos que se difundem em relação ao termo idade limite, em que o ser "velho demais", (Sem vírgula) prejudica os idosos em desenvolverem trabalhos que são capacitados, mas devido a esses preconceitos não possuem a oportunidade de mostrarem seu potencial, o que ajudaria os meios de produção. Segundo o filósofo grego Aristóteles (Vírgula) " a politica tem como função preservar a integração entre os indivíduos da sociedade", nessa lógica, no mundo onde existem pessoas de idades variáveis é fundamental uma mente experiente que trabalhe no desenvolvimento de produtos que abrangem todas as idades. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua a hostilidade a eles. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, cabe ressaltar que como o mercador busca produzir e vender para aqueles que se enquadra na faixa etária jovem, que é devido aos últimos anos, (Sem vírgula) cuja, (Sem vírgula) população global era composta, (Sem vírgula) primordialmente por esses gerou um meio de produção e consumo do que é novo e o descarte do que é "ultrapassado" (Veja sinônimos. Melhore a coesão) o que influenciou não apenas os produtos como também pessoas, a exemplo a cantora Madona - conhecida como a rainha do POP - vem sofrendo uma série de descasos devido a sua idade onde rádios e meios de comunicação a estão excluindo, por possuir uma imagem de mulher madura. Assim, é notório, (Sem vírgula) que com as mulheres tal problemática advém graças a uma sociedade sexista, que se gerou devido uma imagem machista de que mulheres após os 40 anos não possuem a mesma admiração (Reveja a viabilidade dessa discussão). Por exposto, ver-se vê-se que tal realidade infere de forma negativa a imagem da população feminina.
(Boa estratégia coesiva) Somado a isso, de acordo com o sociólogo Luiz Felipe Pondé "a mesma sociedade que gerou a longevidade gerou o horror ao envelhecimento", é evidente que com os meios de comunicação estão intensificando a aversão a velhice, acaba gerando jovens com medo do envelhecer e o desrespeito para aqueles que estão nessa faixa etária. Assim, como na animação "Enrolados", mostra a falsa mãe de Rapunzel usufruindo dos poderes mágicos do cabelo dela para permanecer jovem. Nessa lógica, faz-se mister que contemporaneamente a buscar da beleza considerada ideal (cujo ideal é ser jovem), é intensa devido às influências midiáticas, onde são perpetuadas imagens de jovens mulheres, as quais podem gerar danos psicológicos as mesmas, pois podem afetar sua autoestima e imagem corporal, causando uma velhice em isolamento, por não se sentir confortável no ambiente onde ela é basicamente rejeitada. (Reveja a viabilidade dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, infere-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver as consequências do etarismo. O governo federal deve promover campanhas publicitarias, palestras e o ensino em escolas de símbolos femininos e masculinos importantes na sociedade para assim mostrar aos jovens que os de idade merecem admiração e não hostilidade. Devesse Deve-se também, (Sem vírgula) criar em empresas uma taxa de funcionários que enquadrem estes que necessitam de tamanho acolhimento. Somente assim, irá disseminar informações pertinentes ao tema, com objetivo de trazer para a população mais conhecimento e um novo olhar sobre o processo de envelhecer com qualidade, produtividade e respeito não desenvolvendo danos mentais.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Reestruture e explore as discussões respeitando o recorte temático. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |