O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista ``Ordem e Progresso´´ não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, o idadismo no Brasil. Pode-se dizer então que a negligência governamental e à a alienação social são os responsáveis pelo quadro. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio cabe ressaltar a ineficácia do Poder Público como principal empecilho no combate ao ageísmo. Análogo a isso, segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. No entanto, a máquina administrativa rompe com a teoria de Hobbes, pois é inoperante em elaborar políticas públicas eficientes em prol de combater o etarismo. Por consequência disso, uma parcela da população brasileira vive à margem da sociedade, uma vez que não existem políticas estatais, como as formas de conscientização (Reestruture essa discussão). Logo é necessário uma reformulação na postura estatal para que o bem-estar social seja alcançado.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a alienação social é outro agente influenciador do revés. Paralelo a isso, o intitulado ``Paradoxo Moral´´ é um livro escrito pelo musicólogo Vladimir Jankélévitch para exemplificar a cegueira ética do homem moderno, ou seja, a passividade das pessoas frente aos impasses enfrentados pelo próximo. De maneira análoga, percebe-se que o idadismo encontra um forte alicerce na estagnação social. Essa situação ocorre porque, infelizmente, a sociedade não se movimenta em prol da erradicação da problemática, pelo contrário, ela adquire uma posição individualista, por não mensurar as consequências que o ageísmo traz consigo, como o declínio cognitivo, isolamento social e pior saúde mental. Desse modo, enquanto à a abstração social se mantiver, será difícil reverter esse quadro.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, medidas devem ser tomadas para resolver a o etarismo no Brasil. Cabe ao governo federal investir em recursos, por meio de verbas, a fim de realizar palestras e debates com o intuito de amenizar essa controversa. Tal ação pode ser realizada através da divulgação das pautas dos eventos e a indicação do horário, data e do local, tudo publicado e compartilhado em redes sociais. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional brasileira como uma realidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |