"Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas". Mediante o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, compreende-se que, (Sem vírgula) com os meios eficazes a sociedade pode superar desafios como as consequências do etarismo no Brasil. (Truncamento) Que configura um cenário preocupante. É preciso analisar,pois, a ineficiência governamental e o preconceito com os mais velhos como causadores do revés. (Formulou a tese)
Nesse sentido, deprende-se que a inoperância estatal é um fator primordial para o revés. Acerca disso, é oportuno relembrar os estudos de Thomas Hobbes, a partir dos quais o filosófico afirma ser dever do Estado proporcionar meios que auxiliem toda a coletividade. Tal concepção, todavia, não se aplica a conjuntura hodierna, pois as autoridades governamentais não atuam na formação de ações que acabem com o preconceito contra os mais velhos, como a integração deles na sociedade, a qual poderia minimizar o afastamento desse grupo social. Logo, é necessário que a conduta do setor administrativo seja repensado. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente a isso, tem-se o preconceito por conta da população mais jovem e seu impacto. Sob a perspectiva da filósofa Hannah Arendt, pode-se considerar a diversidade como inerente a à condição humana, de modo que os indivíduos deveriam ser habituados a convivência com diferentes. A luz dessa lógica o etarismo é causado pela falta de habituação entre pessoas de diferentes idades por conta do preconceito enraizado. (Truncamento) Promovendo o afastamento de idosos seja do ambiente de trabalho ou até mesmo da família. Não sendo justo sua solidificação no Brasil
(Boa estratégia coesiva) Mediante ao exposto, observa-se a necessidade de impedir o avanço do etarismo. Dessa forma cabe ao Estado- enquanto garantidor de direitos- não só criar projetos que integre idosos no meio social, como também realizar propagandas em parceria com a mídia para combater o preconceito, com o intuito de atenuar os efeitos do etarismo. Assim (Vírgula) com essas medidas, pode-se combater o revés no Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |