O preconceito de idade - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 25/04/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Etarismo, também conhecido como preconceito de idade (Vírgula) é o ato de discriminação contra uma pessoa com base na sua idade, no geral é sobre discriminar uma pessoa com a faixa etária diferente da nossa de acordo com os estereótipos, e que normalmente afeta mais os idosos. Atualmente o etarismo é um crime, ele se manifesta por meio de violência psicológica, verbal ou física, porém muito sutilmente e de alguns pontos de vista é considerado como preconceito silencioso, é possível notar nas relações familiares, no mercado de trabalho e em diversos outros locais. (Melhore a estratégia coesiva)

Com os idosos isso acorre ocrre totalmente por conta dos estereótipos de serem mais lentos, fracos, frágeis e como se fossem um fardo, por exemplo no mercado de trabalho, para eles é de extrema dificuldade serem aceitos em empregos (Vírgula) e quando são recebem menos de um salário-mínimo sendo certamente menosprezados por conta da sua idade e todos os estereótipos. E isto não acontece apenas com idosos, jovens adultos também sofrem esse mesmo tipo de preconceito com a fala de que são inexperientes, imaturos e irresponsáveis. (Reestruture a discussão apresentada)

(Melhore a estratégia coesiva) Com tudo esse preconceito afeta a sociedade, terem suas opiniões e psicológicos invalidados, portanto, estes estereótipos devem ser eliminados, mudando a forma na qual enxergamos os idosos e os jovens, não só querendo mudar o respeito, mas também a saúde pública e a qualidade de vida. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200