De acordo com o Art.º 5ª, inciso XLI da Constituição, “a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”. Nesse sentido, vale ressaltar a importância de combater o etarismo, o qual é a discriminação e o preconceito contra pessoas de idade avançada (Não somente da idade avançada). Assim, problemas relacionados ao âmbito profissional e a saúde mental estão envolvidos diretamente com o ageísmo. (Muito bem. Formulou a tese)
Mormente, é necessário ratificar que os direitos e liberdades fundamentais devem ser respeitados. Nesse viés, dispositivos como a Constituição federal e o Estatuto do Idoso coíbem a discriminação contra a pessoa idosa. Segundo reportagem do portal virtual UOL, em 2020, os trabalhadores idosos foram os mais impactados com a falta de vagas e desemprego na pandemia, resultando em quase 600 mil idosos acima de 60 anos que perderam o emprego naquele ano. Desse modo, investir na classe profissional idosa deve ser um objetivo do país. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Nota-se, por outro lado, que em decorrência do preconceito ao idoso, (Sem vírgula) surgem diversas barreiras como o isolamento social, o qual contribui de forma severa para a saúde mental desse público. Conforme estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas idosas que sofrem discriminação são mais suscetíveis a desenvolver doenças crônicas como: problemas cardiovasculares e alzheimer, os quais podem contribuir para o declínio da capacidade funcional cognitiva e física. Logo, fica evidente a necessidade de uma atenção maior a esses indivíduos.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, é fundamental que as autoridades competentes como o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério da Saúde procurem maneiras como: incentivos tributários e isenção de impostos, (Sem vírgula) para integrar tanto no âmbito profissional quanto no social esse público. Ademais, uma forma de efetivar esse objetivo é, (Sem vírgula) por meio de campanhas e políticas públicas, as quais envolvam a sociedade e as empresas privadas. Por fim, a relação humana andaria em conjunto com o bem-estar social e profissional.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |