A sociedade tem como palco desde muito tempo um preconceito popularmente pouco conhecido (Vírgula) o etarismo, uma vez que a realidade enfrentada pela vítima permanece encubada (Melhore a construção de sentido) os índices de consequências são cada vez mais pertubares,apontado que tal cenário é observado em diversas situações cotidianas,instruído por um descaso governamental, (Paralelismo) ora pelo silenciamento. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo é evidente que esta omissão é um sério empecilho. Segundo o pensador Pensador Thomas Hobbes (Vírgula) em sua Sua obra "utopia" (Vírgula) o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Entretanto na realidade atual tal responsabilidade não é efetuada quando não há a intervenção do avanço e continuidade da indiferença relacionada à a faixas etárias,visto que essa situação prevalece em constante silenciamento, concebendo assim uma falsa sensação de cidadania, (Justaposição) para que o bem-estar seja concebido é necessário que o Estado não permaneça na imobilidade em que se encontra. (Reestruture e explore a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Além disso é válido destacar que medidas para solucionar esta indiferença têm como estorvo o nível de problematização da opinião daqueles que não são afetados ou atingidos diretamente pelo preconceito. Portanto é impossível atuar sobre esse contexto caótico. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Para isso é necessário a atuação de órgãos governamentais que garantam (Vírgula) por leis, direitos que são negados quando o etarismo se instala,afim a fim de reverter o descaso que afeta o indivíduo que sofre o preconceito, (Justaposição) tal ação pode ainda contar com a ajuda da mídia para divulgação da realidade enfrentada intervindo assim no silenciamento presente no contexto, (Justaposição) com isso é possível dar início a concretização da obra Utopia de de Thomas More na sociedade brasileira. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |