Segundo a OMS (Desenvolva a sigla) , um a cada seis idosos já sofreu algum tipo de violência, sendo o etarismo uma delas. Apesar de haver leis que visam o bem-estar dessas pessoas (Vírgula) tal preconceito ainda é recorrente no âmbito familiar, trabalho e saúde por exemplo (Melhore a construção de sentido), gerando assim muitas consequências negativas como o isolamento social e dificuldade do acesso ao mercado de trabalho.
A princípio, é relevante destacar que o isolamento social é uma das consequências geradas desse por problema. Segundo o jornal da CNN Brasil, esse tipo de preconceito afeta a saúde mental da pessoa e com isso ela tende a se isolar. Desse modo, essas pessoas têm a saúde mental prejudicada (Vírgula) podendo geram gerar problemas mais graves.
(Boa estratégia coesiva) Ademais é incontestável o fato da dificuldade ao mercado de trabalho. No filme "O casteloanimado" (Vírgula) que faz uma crítica ao preconceito contra os mais velhos, a personagem Sophie se diz uma "velha inútil" por conta da sua idade. (Truncamento) Adjetivos assim, (Sem vírgula) desmotivam essas pessoas e fazem com que elas deixem de procurar se especializar ou empregar no ramo que desejam.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo (Vírgula) com a ajuda de agentes responsáveis, a tomar medidas como a priorização deles no acesso ao mercado de trabalho e ações sociais que promovam cuidar da saúde mental de tais. (Truncamento) Gerando assim a diminuição dessa problemática e proporcionando uma melhor qualidade de vida para tais pessoas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |