[Sem título] - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 24/04/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a OMS (Desenvolva a sigla) , um a cada seis idosos já sofreu algum tipo de violência, sendo o etarismo uma delas. Apesar de haver leis que visam o bem-estar dessas pessoas (Vírgula) tal preconceito ainda é recorrente no âmbito familiar, trabalho e saúde por exemplo (Melhore a construção de sentido), gerando assim muitas consequências negativas como o isolamento social e dificuldade do acesso ao mercado de trabalho. 

A princípio, é relevante destacar que o isolamento social é uma das consequências geradas desse  por problema. Segundo o jornal da CNN Brasil, esse tipo de preconceito afeta a saúde mental da pessoa e com isso ela tende a se isolar. Desse modo, essas pessoas têm a saúde mental prejudicada (Vírgula) podendo geram  gerar problemas mais graves.

(Boa estratégia coesiva) Ademais é incontestável o fato da dificuldade ao mercado de trabalho. No filme "O casteloanimado" (Vírgula) que faz uma crítica ao preconceito contra os mais velhos, a personagem Sophie se diz uma "velha inútil" por conta da sua idade. (Truncamento) Adjetivos assim, (Sem vírgula) desmotivam essas pessoas e fazem com que elas deixem de procurar se especializar ou empregar no ramo que desejam. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo (Vírgula) com a ajuda de agentes responsáveis, a tomar medidas como a priorização deles no acesso ao mercado de trabalho e ações sociais que promovam cuidar da saúde mental de tais. (Truncamento) Gerando assim a diminuição dessa problemática e proporcionando uma melhor qualidade de vida para tais pessoas. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200