Em sua obra "A Rainha Vermelha", a famosa escritora contemporânea Victoria Aveyard retrata uma sociedade dividida pelo sangue, vermelho e prateado, os vermelhos são subjugados e deixados de lado, enquanto os prateados se consideram superiores a tudo e a todos. Fora da ficção, é evidente que essa problemática se faz presente, não apenas na cor do sangue ou da pele, mas também de acordo com a faixa etária. Nesse sentido, a conjuntura dessa análise configura-se no Brasil atual, haja vista que as consequências do etarismo estão crescendo no país. Essa realidade se deve, essencialmente, ao complexo de superioridade dos seres humanos e a à indiferença da população. Sendo assim, é necessário encontrar soluções para uma melhor sociabilidade. (Muito bem. Formulou a tese)
Convém destacar que, (Sem vírgula) a crença de superioridade dos adultos corrobora para fortalecer a ideia de que os jovens e os idosos são inferiores e de opiniões menos aceitáveis. Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, etarismo pode ser considerado crime no Brasil, tamanha sua gravidade e suas consequências. Diante disso, no âmbito familiar, por exemplo, jovens, principalmente os adolescentes, sofrem para conseguirem serem ouvidos e aceitos pelos familiares. Consequentemente, essa indiferença dos adultos prejudica e desmotiva os jovens, gerando danos ao psicológico, dificultando a comunicação e aumentando a possibilidade do isolamento social. Assim, é importante que os pais ou responsáveis, (Sem vírgula) apoiem os mais novos para que eles não se sintam deixados de lado.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a indiferença da população agrava o imbróglio. Conforme o conceito de "Banalidade do mal", da filósofa Hannah Arendt, quando uma atitude hostil ocorre constantemente, a sociedade passa a vê-la como banal. Nessa linha de raciocínio, os idosos são os que mais sofrem com esse preconceito, tanto no âmbito domiciliar quanto no de trabalho, eles têm a sua opinião descartada e até mesmo acabam sendo destratados e apontados como incapazes, como se existisse uma idade onde a pessoa não pudesse mais pensar, falar e agir por ela mesma, diminuindo oportunidades de trabalho e aumentando a taxa de desemprego entre os mais velhos (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, os anciãos se sentem oprimidos e negligenciados, fomentando a sensação de solidão e podendo acarretar em sérias doenças, como a depressão.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que as consequências geradas pelo etarismo no Brasil são graves obstáculos a serem superados. Portanto, urge ao governo federal criar mecanismos de proteção para os jovens e idosos - as principais faixas etárias que sofrem com esse preconceito -, por meio de leis rigorosas que regulamentem tal problemática, havendo também uma conscientização maior de acordo com a gravidade do etarismo, cabendo ao Ministério da Educação, através das rede sociais e palestras, conscientizar a população brasileira, a fim de que a indiferença das pessoas e as diferenças em relação a idade diminuem diminuam. Só assim, o preconceito que é retratado em "A Rainha Vermelha" diminuirá. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |