[Sem título] - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 22/04/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em "O curioso caso de Benjamin Button" (Vírgula) o personagem principal é portador de uma síndrome rara, a leucodistrofia, na qual nasce-se com aspecto de uma pessoa idosa, (Justaposição) na trama (Vírgula) porém, ao decorrer do tempo o personagem principal ficava cada vez mais jovem. Tal obra, apesar de ficcional (Vírgula) efetua uma relação com a superação de tabus sociais impostos à a pessoas mais velhas (Reveja a relação entre as discussões). Concomitantemente a sociedade brasileira, que ainda tem muito presente a existência desses tabus que rotulam pessoas conforme sua idade, esse preconceito é conhecido como etarismo (Melhore a construção de sentido). Nesse sentido, é válida a análise das consequências do etarismo no Brasil, cenário do qual a banalização e a negligência familiar são preponderantes para o agravamento da questão. (Muito bem. Formulou a tese)

Com efeito, é importante pontuar que o etarismo no Brasil deriva da banalização dessa prática. Acerca disso, o filósofo espanhol Adolfo Vázquez afirmava, em linhas gerais, que o aumento da frequência de determinado evento, (Sem vírgula) ocasionaria, erroneamente (Vírgula) sua naturalização. Sob esse viés, tem-se o conformismo da população brasileira em naturalizar um preconceito contra pessoas, principalmente, de faixas etárias mais elevadas (Vírgula) rotulando-as como incapacitadas de adequar-se a novas práticas, principalmente envolvendo novas tecnologias, onde são subestimadas por não possuírem a mesma facilidade da geração atual. Dessa forma, pessoas da terceira idade sentem-se excluídas da sociedade uma vez que vivemos a Era da informação, consequentemente, a banalização dessa exclusão promove impactos na saúde mental e psicológica das vítimas.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a negligência familiar age como promotora do etarismo no Brasil. Nesse sentido, o sociólogo Georg Simmel propôs o termo "atitude blasé", que se refere-se a ocasiões em que o cidadão age com indiferença em situações que deveria dar atenção, ou seja, é cordial com as formas de exclusão manifestadas. Nessa perspectiva, a família (Vírgula) condizente com o preconceito, faz com que a vítima se sinta realmente incapaz de superar as barreiras impostas pela sociedade, e encontra-se desorientada, uma vez que não possui um ambiente de acolhimento, passa a encarar o preconceito como um fato.

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, esse cenário predominantemente etarista do Brasil baseado na banalização do preconceito e na negligência familiar precisa ser ultimado. Desse modo, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, órgão responsável pelo bem-estar dos cidadãos brasileiros, desenvolver políticas públicas de instrução, por meio de campanhas e palestras, que visem mobilizar a sociedade, principalmente no âmbito familiar, a eliminar o preconceito de idade no Brasil. Logo, a mensagem de quebra de tabus sociais pelas pessoas mais velhas, presente no filme sobre Button, se tornará uma realidade. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200