Dificuldades que as pessoas mais velhas enfrentam - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 22/04/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que o etarismo está presente na sociedade. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da insuficiência legislativa e do descaso social. (Muito bem. Formulou a tese) 

Sob esse viés, pode-se apontar como um fator determinante a insuficiência legislativa. Gilberto Dimenstein explica que no Brasil as leis são inefetivas, o que gera uma falsa sensação de cidadania. Tal inefetividade é nítida no alto número de cidadãos com idade mais avançada que sofrem com o ageísmo, visto que muitas dessas pessoas não conseguem exigir os seus direitos por falta de conhecimento ou por falta de legislações mais abrangentes (Explore mais essa discussão). Assim, é urgente que a "cidadania de papel" - de que o jornalista falou - seja superada.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é igualmente preciso apontar o descaso social como outro fator que contribui para a manutenção do idadismo no Brasil. Posto isso, de acordo com o escritor Aldous Huxley, os fatos não se tornam inexistentes quando ignorados. Diante de tal exposto, podemos dizer que a sociedade não dá devida atenção ou simplesmente ignoram o fato de que esse preconceito causa inúmeros problemas de saúde aos idosos e que um dia todos passarão por isso se atitudes não forem tomadas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. 

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pelas vítimas do etarismo no Brasil. Para isso, cabe à população junto ao Poder Público, a exemplo do Ministério da Saúde, criarem leis mais específicas e fazerem mobilizações sociais, por meio de redes sociais e protestos, com o fito de acabar com o preconceito contra pessoas por causa de sua idade. Logo, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos uma realidade mais próxima. ​​​​​​​(Proposta completa) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200