ETARISMO NA SOCIEDADE - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 22/04/2023

Status:

Corrigida
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“É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito”. Com essa frase, Albert Einstein desvelou os entraves que envolvem o combate às diversas formas de discriminação existentes na sociedade. Isso inclui o preconceito contra os idosos por conta da idade, sendo hoje um comportamento frequente entre a sociedade. Nesse contexto, percebe-se que esses aspectos prejudicam a saúde mental de muitos idosos, fazendo com que se sintam reprimidos e se isolem da sociedade. Infelizmente essas situações ocorrem dentro da própria casa com membros da família. (Delimite e resstruture as discussões)

Hodiernamente o preconceito vem construindo muros entre relações e ações sociais, de acordo com a ONU (Vírgula) Organização das Nações Unidas, o etarismo faz com que os idosos tenham uma vida mais curta e menos saudável, porque acabam se isolando da sociedade por vergonha ou por se sentirem desconfortáveis consigo mesmos. Esse preconceito acontece apenas por eles serem idosos e considerarem mais inteligentes ou mesmo superiores em vista a outras pessoas. Nesse contexto pode-se perceber que muitas vezes sempre há pessoas querendo ajudá-los, apenas por aparentarem ser da terceira idade, mostrando que são mais fracos e precisam de ajuda. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, esse preconceito da sociedade ocorre muito dentro do ciclo familiar da pessoa idosa, onde os familiares colocam o indivíduo como fraco e inofensivo para conseguir fazer as coisas sozinhos, ou mesmo a família o considera desprovido de tomar as suas próprias decisões apenas por conta da idade. No entanto, segundo o pensador e ativista francês Michel Foucault, é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Assim uma mudança nos pontos de vista da sociedade é necessária. (Reestruture e explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe às escolas ensinarem de outro modo o jeito que os idosos são vistos, cabe ao governo fazer campanhas e palestras que conscientizem a sociedade, para que assim os idosos sejam vistos como eles realmente são e a quantidade de erotismo diminua. Dessa forma, assim como a desintegração de um átomo tornou-se simples na atualidade, preconceitos poderão ser quebrados. ​​​​​​​(Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200