Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que se prega, uma vez que o etarismo está se tornando um problema com consequências sérias no Brasil, o que dificulta a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do egocentrismo familiar quanto da negligência governamental (Muito bem. Formulou a tese). Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Principuamente Precipuamente, é fulcral pontuar que o preconceito gerado pela idade da pessoa deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concede a criação de mecanismos que caibam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, o egocentrismo familiar se torna algo cruel, visando que, (Sem vírgula) idosos são seres humanos com direitos, e seus familiares os tratam com indiferença e preconceito. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais é imperativo ressaltar a negligência governamental como promotor do problema. De acordo com o artigo 1° da Declaração dos Direitos Humanos, “todos os seres humanos nascem livres e iguais à dignidade e em direito”. Partindo desse pressuposto, percebe-se que, (Sem vírgula) os direitos dessas pessoas são praticamente invisíveis visto que, (Sem vírgula) não são respeitadas, acabando com sua autoestima e dignidade. Terminam tendo uma qualidade de vida precária, ocasionando até doenças como a depressão. Tudo isso retarda a resolução do empecilho já que o descaso do governo diante do etarismo contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
(Boa estratégia coesiva) Assim medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço dá problemática na sociedade brasileira. Dessarte (Vírgula) com o intuito de mitigar o preconceito com a idade da pessoa, necessita-se urgentemente, (Sem vírgula) que o tribunal de Contas da União direcione capital que por intermédio de escolas e o Poder Judiciário será revertido em palestras, projetos e fiscalizações, através de conversas com os alunos sobre o assunto, onde será evidenciado as consequências do etarismo na vida das pessoas e criar projetos de combate, onde o Poder Judiciário participará com a fiscalização. Atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do etarismo no Brasil, e a coletividade e alcançará a Utopia de More. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |