Etarismo é um preconceito contra pessoas por conta da idade, que pode ocorrer com jovens, mas o mais comum é que ocorra contra os idosos (Melhore a coesão) e esses preconceitos ocorridos podem causar graves danos para a saúde física e mental dessas pessoas. (Parágrafo frasal)
Em primeiro plano, pode parecer inofensivo, não tendo muita importância esse preconceito, porém um a cada seis idosos já sofreram algum tipo de violência e 50% deles foram causados por seus filhos (Cite a fonte). Alguns dos abusos são físicos (Vírgula) como agressão, mas também o de controle da vida deles, por acharem que não são capacitados para fazer escolhas.
(Boa estratégia coesiva) Além desse problema, a dificuldade encontrada por pessoas com mais de 50 anos de arrumar um emprego é muito alta, não conseguindo dinheiro para seu sustento e ficando com uma insegurança financeira e com uma redução da qualidade de vida dessas pessoas. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, a sociedade em que vivemos tem que (Vírgula) por meio de uma consciência social, ajudar os idosos nessas condições e não menosprezar as ideias que têm em suas carreiras ou no âmbito familiar, já que eles podem compartilhar informações, conhecimento que podem ajudar as novas gerações. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |