Na série "Anne com E", a mãe da protagonista é criticada por adotar uma menina devido ser considerada "velha" demais. Ao desenrolar da trama, Anne e Marilda lutam contra o preconceito etário instigado na relação entre elas. Entretanto (Vírgula) no Brasil, a narrativa é outra. Milhares de homens e mulheres sofrem aversão em situações em que, por terem idade demais, não podem criar uma criança e até mesmo estudar (Reveja essa discussão). A partir disso, vale ressaltar que o contexto se favorece por negligência não só do poder estatal, mas também o julgamento da sociedade.
Em primeira análise, se destaca a discriminação implementada na cultura contra pessoas vistas como idosas, na qual elas não têm o poder da compreensão ou do porte de atividades intelectuais. Segundo Sócrates, sábio é aquele sabe os limites da própria ignorância, uma realidade na qual o Brasil segue lutando para que seja aceita. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura no país.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, constantemente é observado a impetuosidade e a falta de empatia por parte da população. Em fevereiro de dois mil e vinte e três, uma mulher de quarenta e sete anos foi exposta a internet através de um vídeo, no qual duas "colegas" repudiam e descriminam seu começo "tardio" em uma faculdade. Destarte, é imprescindível a atuação governamental para que tais empecilhos sejam desfeitos. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para combater esse impasse. Por meio do Congresso Nacional, cabe ao MEC (Ministério da Educação) e ao MINC (Ministério da Cultura), a conscientização através de comerciais e cartazes destinados a grupos mais jovens, a fim de mitigar esse impasse. Somente assim, pode-se diminuir o impacto nocivo da individualidade etária no Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade e respeitando o recorte temático. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |