Exclusões etaristas - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 21/04/2023

Status:

Corrigida
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''É mais fácil desintegrar um átomo,do que um preconceito.'' A famosa frase de Albert Einstein, (Sem vírgula) tem grande peso na contemporaneidade,pois é um problema que ainda persiste.Por isso discute-se sobre o etarismo no Brasil,ocorrido (Reveja a seleção lexical) principalmente pela negligência governamental, e pelo preconceito enraizado na sociedade brasileira. (Muito bem. Formulou a tese)

De inicio é notório destacar que a negligência por parte do governo contribui para que haja distinção relacionada a  à idade, direcionada principalmente aos idosos. Isso porque com o aumento do capitalismo, a terceira idade é vista como um empecilho a ser sustentada, pela família e sociedade. Segundo a ONU (Desenvolva a sigla),a inferioridade que os idosos são submetidos, (Sem vírgula) causa efeitos negativos, de forma que o bem-estar mental e saúde sejam afetados.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que o preconceito está enraizado, mas pode ser contido.O artigo 5 da Constituição federal de 1988, (Sem vírgula) prevê ''Todos são iguais perante a lei,sem distinção de qualquer natureza.'' Logo é inadmissível que esse pernicioso cenário persista. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) a fim de alterar as exclusões etaristas ,é dever do governo (Vírgula) por meio da mídia socialmente engajada ,disseminar que a integração de todos na sociedade, (Sem vírgula) se faz necessária para a construção de uma sociedade utópica. Criar canais de denúncia para que ocorra penalidades para atos que haja exclusão de qualquer natureza. Uma sociedade em que desintegrar um átomo é considerado fácil, erradicar esse cenário não será problemas. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200