''É mais fácil desintegrar um átomo,do que um preconceito.'' A famosa frase de Albert Einstein, (Sem vírgula) tem grande peso na contemporaneidade,pois é um problema que ainda persiste.Por isso discute-se sobre o etarismo no Brasil,ocorrido (Reveja a seleção lexical) principalmente pela negligência governamental, e pelo preconceito enraizado na sociedade brasileira. (Muito bem. Formulou a tese)
De inicio é notório destacar que a negligência por parte do governo contribui para que haja distinção relacionada a à idade, direcionada principalmente aos idosos. Isso porque com o aumento do capitalismo, a terceira idade é vista como um empecilho a ser sustentada, pela família e sociedade. Segundo a ONU (Desenvolva a sigla),a inferioridade que os idosos são submetidos, (Sem vírgula) causa efeitos negativos, de forma que o bem-estar mental e saúde sejam afetados.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que o preconceito está enraizado, mas pode ser contido.O artigo 5 da Constituição federal de 1988, (Sem vírgula) prevê ''Todos são iguais perante a lei,sem distinção de qualquer natureza.'' Logo é inadmissível que esse pernicioso cenário persista. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) a fim de alterar as exclusões etaristas ,é dever do governo (Vírgula) por meio da mídia socialmente engajada ,disseminar que a integração de todos na sociedade, (Sem vírgula) se faz necessária para a construção de uma sociedade utópica. Criar canais de denúncia para que ocorra penalidades para atos que haja exclusão de qualquer natureza. Uma sociedade em que desintegrar um átomo é considerado fácil, erradicar esse cenário não será problemas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |