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Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 20/04/2023

Status:

Corrigida
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No início do ano de 2023, três jovens universitárias de biomedicina (Vírgula) na cidade de Bauru (SP), foram duramente criticadas nas redes sociais após a repercussão da situação do caso de terem debochado de uma estudante de 40 anos, colega de curso, pelo fato de sua idade. Em consonância com a realidade dessa estudante vítima de preconceito em razão de sua idade, está a de muito brasileiros - seja no âmbito acadêmico ou profissional -, em que a idade é definida em algumas situações na sociedade como sinônimo de capacidade.

Nessa perspectiva, as oportunidades no mercado de trabalho para pessoas idosas diminuem cada vez mais, e à medida que tal fato acontece, as pessoas vítimas de idadismo começam a se isolar em suas residências aceitando que são incapazes, adquirindo problemas de saúde mental, como por exemplo depressão e ansiedade. De acordo com o IGBE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população idosa compõe a maior parte dos índices de problemas associados à saúde mental. (Explore mais a discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Vale ressaltar que quando há a ocorrência de etarismo, direitos constitucionais são violados, pois de acordo com o artigo 230 da Constituição federal brasileira de 1988, cabe à sociedade, à família e ao Estado assegurar a sadia participação da população idosa na comunidade, garantindo-lhes o direito à vida de forma igualitária em todos os aspectos. (Parágrafo frasal)

(Boa estraégia coesiva) Portanto, é imprescindível que haja a criminalização do etarismo no código penal brasileiro para que haja o rompimento da concepção de que a idade é fator limitador de direitos de realização de determinadas práticas - na corrente de pensamento de quem é praticante ou passível de praticar preconceito de idade - para que haja também a reflexão de toda a sociedade sobre as consequências que o  a tal atitude pode gerar, em todos os seus âmbitos. Como solução para o problema deve haver também campanhas de incentivo à participação ou retomada de atividades acadêmicas pela população idosa, para que a busca pela igualdade e a extinção do preconceito por idade sejam alcançados. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200