"É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito". Essa frase de Albert Einstein, físico teórico alemão, representa, de modo atemporal a questão da discriminação etária no Brasil, tento em vista que a persistência desse preconceito se torna uma derrota para todos. Neste sentido, há , no século XXI, a continuidade dessa conduta, a partir da falta de políticas públicas, haja visto o ordenamento jurídico e a cultura brasileira. (Muito bem. Formulou a tese)
A Constituição federal de 1988, promugada com bases nos direitos humanos, promove o bem de todos ,sem preconceitos de origem (Vírgula) raça, sexo, cor ,idade e quaisquer outras formas de discriminação. Contudo, o próprio poder estatal ,pela falta de políticas públicas para romper com a cultura do preconceito e estereótipos de pessoas com base na idade, agride a legislação (Reestruture essa discussão). (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania não promove, dentro das redes sociais, fiscalização efetiva para identificar comentários e discursos preconceituosos. Dessa forma, essa negligência governamental representa uma das causas desse problema.
(Melhore a estratégia coesiva) Para Rupi Kaur "a representatividade e vital". Porém a há um hiato absurdo na representação dos idosos na sociedade, visto que muitas vezes são excluídos como forma esteriotipada associada a uma possível invalidez por parte da população, e em alguns casos extremos pelos próprios familiares. Assim, é preciso que a representatividade seja vista como algo vital.
(Boa estraégia coesiva) Diante dos argumentos supracitados, são necessárias medidas para amenizar essa problemática. Para isso, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania deve desenvolver, por meio de verbas da união, políticas e leis com fins com a finalidade de diminuir a descriminação por idade, desigualdade e melhorar leis de direitos humanos para a população mais velha. Além disso, é necessário que as escolas, em parceria com a mídia, promova palestras para que ajudem a aumentar a empatia e dissipar concepções equivocadas sobre diferentes faixas etárias. (Proposta incompleta)
Dessa forma, será possível lidar da melhor maneira contra essa crise, como defende Bauman.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |