No filme "Matilda: o musical", a protagonista Matilda ingressa numa escola comandada por uma diretora crudelíssima que, durante toda a narrativa, expressa sua repugnância por crianças. (Reveja a relação entre as ideias) Lançada no ano de 2020, a obra denota a problemática que concerne ao preconceito sofrido por pessoas em decorrência de suas idades, tópico que deve ser discutido e combatido. Essa temática abrange diversas abordagens, em meio a elas está o etarismo entre pais e filhos, bem como no ambiente de trabalho.
Nos últimos tempos, tem se popularizado, principalmente nas redes sociais entre influenciadores como Flávia Calina, autora de um livro sobre maternidade, a questão da educação positiva com crianças. Trata-se de um método de abordagem parental em que os progenitores, entre diversas atribuições, educam os menores com validação e crescimento socioemocional. No entanto, é fato que diversas famílias brasileiras não podem disponibilizar a educação em casa dessa forma. O ageísmo, mesmo em sua prática sutil no ambiente familiar, como ao julgar o jovem por seus gostos e atitudes, se manifesta dessa forma, dificultando a infância, fase crucial da vida. (Reveja a relação entre as discussões apresentadas)
(Boa estraégia coesiva) Sob outra perspectiva de análise, observa-se também o idadismo no âmbito de trabalho. O filósofo e pensador iluminista Voltaire afirmava que o preconceito trata-se da emissão de uma opinião sem o o devido conhecimento. Em conformidade com tal afirmação, é possível observar as diversas injustiças causadas na esfera corporativa por aqueles que julgam seus semelhantes devido à etapa da vida que passam. Quando direcionadas a jovens, usa-se como pretexto para afrontas afrontar a inexperiência, já idosos são tomados como incapazes intelectualmente ou fisicamente para exercerem determinados ofícios.
(Boa estraégia coesiva) Nesse sentido, fica evidente que tais adversidades, em grande parcela, devem-se à manutenção de esteriótipos das diversas gerações, o que deve ser contestado e reprovado. Para essas mudanças, há a necessidade da transformação do pensamento individual e que cada cidadão comprometa-se a influenciar seus pares para um bom propósito. O meio educacional, principalmente na área pedagógica, também tem influência e o papel de ajudar na luta contra qualquer tipo de discriminação ao informar o sujeito sobre as consequências da disseminação de ódio. Dessa forma, é possível quebrar esses paradigmas atuais. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reveja o recorte temático. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |