Atualmente, com o aumento da população mundial (Vírgula) houve o crescimento de idosos, mas mesmo assim é considerado minoria em relação a outras faixas etárias e ocorre a exclusão desse grupo na atual sociedade devido a à idade (Melhore a progressão de ideias), a cantora Madonna tem trazido e falado muito nesse sobre esse tema, a mesma já foi criticada por sua idade e aparência. As pessoas ainda têm um pensamento preconceituoso sobre esse público por ser mais velho. (Melhore a apresentação da discussão inicial)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Entretanto, o etarismo não só atinge a população mais velha, mas como também os jovens com uma frequência mais baixa. O julgamento somente pela idade da pessoa e aparência é o preconceito que está inserido dentro da sociedade de uma forma não perceptível devido à falta de discussão sobre o assunto e não ser levado a sério o suficiente, mas que trazem vários danos para quem sofre com isso (Explore mais essa ideia). Esses idosos acabam sendo vulneráveis a várias violências (Vírgula) como psicológica e física, apenas por serem idosos e o próprio sistema atual não faz nada para combater, quando uma pessoa mais velha quer voltar a estudar, infelizmente desiste devido aos comentários maldosos que sofre. (Melhore a construção da discussão. Os argumentos precisam ser encadeados com mais clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) Assim como, (Sem vírgula) no mercado de trabalho onde essa faixa etária é excluída e nem colocada em cargos altos, a invalidação de suas opiniões e o preconceito em si, (Sem vírgula) trazem consequências graves para o psicológico das pessoas (Vírgula) fazendo se sentir mal com sigo mesmo consigo, a pressão da sociedade impondo o que o idoso deve fazer ou deixar de fazer somente por ser idoso (Vírgula) colocando-o em uma posição de uma pessoa fraca que não tem gostos e opiniões próprias (Reestruture essa discussão). A exclusão pode tornar essas pessoas mais depressivas, se sentirem deslocadas em todos os lugares e sozinhos, por ninguém dar a devida importância para eles. Esse padrão criado de como alguém deve ser e agir de determinada forma, dependendo de sua aparência e idade, é um grande problema considerado mesmo uma pressão de como deve se encaixar.
(Use um operador argumentativo com ideia de conclusão) Finalmente, é preciso uma mudança geral da maneira de pensar sobre as pessoas mais jovens e mais velhas para que ocorra um reprocesso na visão da sociedade e redefinição no padrão, (Justaposição) O governo deve criar projetos com mais empregos dedicados para idosos (Vírgula) visibilizando a importância deles, a divulgação disso nas mídias e as leis de proteção aos idosos sejam mais rígidas, etarismo é crime (Vírgula) de acordo com a legislação brasileira (Vírgula) e é preciso mais firmeza nisso. Todos devem ser tratados com respeito e devem ter suas opiniões ouvidas, por serem pessoas mais velhas tem mais experiências para ensinar a população e não devem ser excluídas (Evite esse tipo de construção), é necessário mudança de pensamento e colaboração do governo. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |