A Constituição federal de 1988 é um documento que, apesar da recente elaboração, possui representavidade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir um corpo social justo e uma vivência digna a todos os sujeitos em território brasileiro. No entanto, mesmo diante da existência desse eixo normativo, o etarismo persiste no Brasil, demonstrando a limitação prática deste código legal a necessidade de se com- bater combater esse revés, que acaba por romper com a dignidade e harmonia da sociedade no Brasil. Nesse sentido, torna-se claro que essa situação tem como origem a indiferença da sociedade com as pessoas maiores de idade. Assim, não só a ineficiência governamental como também a questão cultural aprofundam essa situa- ção situação problemática. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio , é preciso apontar a ausência de medidas governamentais firmes no combate ao etarismo. Segundo um relatório elaborado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma em cada duas pessoas no mundo já apresentou ações discriminatórias, dados inadmissíveis contudo refletem a realidade do Brasil. Diante de tal exposto (Vírgula) uma população que usa expressões preconceituosos e estereótipos pelo não reconhe- cimento do fracasso para resolver tal questão (Reestruture essa discussão), uma sociedade que está envelhecendo. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante desse cenário, o pensamento social retrógrado afeta este grupo da terceira idade. Nesse viés, Simone de Beauvoir - expoente filósofa francesa - disserta que existe um apagamento crônico desta fase etária , que se tornou-se pouco relevante no cotidiano. Essa desatenção prejudica os idosos , na medida em que se tornam-se mais suscetíveis a à doença física/mental, aumenta o isolamento e a solidão. Assim, não é que razoável que, embora objetive ser nação desenvolvida, o Brasil ainda conviva com o preconceito motivada pela idade.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de elaboração de intervenções educacionais , uma vez que já existe o Estatuto do Idoso e precisa ser cumprido, a fim de garantir mais dignidade a esta parcela (Problemas na construção de sentido. Aparentemente, você ia apresentar a ação do governo). Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeado pela efetivação dos elementos elencados na Magna Corta . (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |