Consequências do etarismo no Brasil - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 20/04/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O etarismo é caracterizado pelo preconceito e discriminação feita pela sociedade, associada pela idade da pessoa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas que sofrem esse tipo de preconceito, (Sem vírgula) tendem a desenvolver sérias consequências para a saúde, sendo a isolação  isolamento social, depressão, solidão, entre outros.

O etarismo pode estar presente em qualquer ambiente, por exemplo, em ambiente de trabalho onde colegas julgam uns aos outros por conta da idade, ou até mesmo na procura de uma vaga de emprego, por ser muito jovem ou até mesmo por ser muito velha tem de vir uma resposta negativa sobre a vaga. Segundo a ONU (Desenvolva a sigla), adultos que são mais velhos tendem a ser excluídos dos esforços de pesquisa e coleta de dados. Além disso, outros dados apontam que o etarismo é um preconceito bastante reproduzido no interior das famílias, os idosos são os que mais têm esse tipo de preconceito por parte da sociedade, por acharem estar incapacitados de exercer nas atividades em geral. Esse preconceito, geralmente, é silencioso, que ocorre sem que muitos percebam, e é manifestado, principalmente, por pessoas próximas. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Algumas medidas devem ser tomadas para o combate do etarismo, como por exemplo, melhorar leis de direitos humanos para a população mais velha, ou até mesmo desenvolver políticas e leis com afinidade de diminuir a discriminação por idade.  (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200