A música "Se você é jovem ainda", do seriado "Chaves", retrata a temática que a juventude e a velhice são estados emocionais e dependem exclusivamente de como cada pessoa reage às fases da vida. Contudo, não é o que vem acontecendo na atual sociedade brasileira, já que muitas pessoas, principalmente idosos devido à idade, sofrem com o preconceito e o estigma social (Vírgula) e agir como se fossem jovens não resolvem tal cenário. (Formule a tese)
Sob essa ótica (Vírgula) é comum pessoas idosas e até mesmo jovens sofrerem pelo chamado etarismo, que é o preconceito contra uma pessoa pela sua idade, quando (Vírgula) por exemplo, são consideradas incapazes de realizar tal tarefa por serem acometidas como "fracas" ou "imaturas". O etarismo afeta tão negativamente a vida de uma pessoa que pode causar exclusão social e sérios problemas psicológicos. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o estigma social presente desde muito tempo na sociedade brasileira afeta na maioria das vezes pessoas inativas economicamente e mulheres, que mesmo trabalhando, (Sem vírgula) sofrem diariamente com comentários preconceituosos e desnecessários de acordo com a reportagem do programa "Fantástico" (Vírgula) da rede Globo: "Isso tem nome- Etarismo". A reportagem retrata de como o etarismo prejudica a vida social de uma pessoa e como o processo natural da vida é considerado quase como uma doença.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é importante se destacar que o Ministério da Saúde deve assegurar, por meio de políticas públicas eficazes, que todos, (Sem vírgula) tenham acesso à saúde de qualidade, com exames de rotina, terapia e lazer para um envelhecimento saudável e sem discriminação. O governo também deve envolver jovens e idosos na política para que tenham poder de fala na sociedade. Assim, as consequências do etarismo no Brasil se reduzirão e finalmente será possível "ser jovem" (Vírgula) de acordo com a música do seriado "Chaves". (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |