Na série chiquititas (Vírgula) feita em 2013, retrata em um dos episódios que a personagem Enestina sofre um determinado tipo de preconceito por causa da sua idade. (Truncamento) Levando ela a ficar depressiva e se sentindo sozinha. (Melhore a construção da ideia) Por conta disso, no que tange essa questão, percebe - se a configuração de um grave probema, em virtude da descriminação baseados na idade e as consequências que ele pode causar. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que grande parte da população não tem consciência da descriminado discriminação que esse tema pode estar causando. (Truncamento) Visto que ele pode se manifestar em diversas área como, (Sem vírgula) escolas, em casa, no trabalho. É bom salientar que o etarismo deve ser visto numa perspectiva de atitudes individuais e práticas institucionais que perpetuam o preconceito diário. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, ele pode aumentar o risco de violência e abuso (Melhore a construção dessa ideia) contra pessoas mais velhas e possivelmente vir um quadro de saúde grave, levando a sequelas psicológicas. Por exemplo a Maturi Fabiana considera que essa descriminação interfere em todas as idades, "como uma pessoa vista como jovem demais para ocupar um cargo de liderança, no entanto, ele é mais acentuado para os mais velhos, devido a estereótipos, de que eles são desatualizados. Mas isso não está ligado à idade, mas às oportunidades de cada um".
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se (Vírgula) portanto, a necessidade de combater esses obstáculos, para isso faz inerente que o Ministério Público, com auxílios de instituições, promova projetos campanhas, em diversas mídias de massa que mostram de falar sobre o etarismo e a forma que essa descriminação pode afetar a vida de uma pessoa. Que eles possam criar mais centros de apoio, afim a fim de sensibilizar quem passa por isso, deixando de lado as práticas discriminatórias. Consequentemente, construindo uma sociedade mais democrática. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |