No filme "Um Senhor Estagiário" (Vírgula) é abordado a história de Ben, um viúvo de 70 anos já aposentado, mas que está tentando voltar ao mercado de trabalho. Ao se tornar estagiário sênior de uma empresa, o personagem enfrenta preconceitos acerca de sua idade, o que pode ser classificado como etarismo. Fora da ficção essa questão tem sido cada vez mais discutida, devido ao aumento do número da população idosa e as consequências que afetam a saúde e bem estra bem-estar das pessoas mais velhas.
Isso posto, é possível a percepção do etarismo através de palavras e esteriótipos e, embora essa discriminação possa acometer outras idades -- como os mais jovens -- é majoritariamente praticado com as pessoas idosas, seja no âmbito familiar e em ambientes de trabalho. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, esse preconceito gera um obstáculo para o envelhecimento saudável, visto que o idoso é tido como incapaz de realizar atividades e emitir opinião, o que acaba tornando mais difícil a inclusão em seu papel como cidadão (como o direito ao voto) e (Reestruture essa diiscussão) além disso é gerado isolamento e solidão, afetando-o principalmente de forma psicológica. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, (Sem vírgula) o etarismo pode afetar de forma negativa a população idosa e é necessário salientar a importância desse grupo para toda a sociedade. Portanto, é dever do Estado, através do Ministério da Cidadania (Vírgula) desenvolver políticas públicas em benefício de cidadãos de todas as idades, por meio da criação e cumprimento de leis do Estatuto do Idoso afim a fim de que haja o envelhecimento saudável de toda a população. (Faltou apreseentar detalhamento)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |