Segundo as Ciências Biológicas, os seres vivos sofrem diversas modificações em suas células ao longo do tempo. Esse processo de desgaste celular é chamado envelhecimento, acontece naturalmente e ocorre por fatores internos e também externos (Vírgula) tais como poluição ambiental,´por exemplo. Todavia, parte da população brasileira em estágio mais avançado de idade é vitima de preconceito, o etarismo, o que pode provocar o isolamento social e a má qualidade de vida da pessoa idosa. (Muito bem. Formulou a tese)
Uma publicação de três estudantes do curso de Biomedicina (Vírgula) da universidade particular Unisagrado, de Bauru, no interior de São Paulo, debochando de uma colega de 40 anos gerou indignação nas redes sociais.Elas afirmaram que a colega já deveria estar aposentada e desmatriculada, ou seja, não deveria eestar estar no ensino superior. Nesse contexto, o espaço escolar é um dos muitos lugares entendidos como exclusivos para pessoas jovens (excluindo totalmente a população idosa). Contudo, a Constituição federal assegura direitos socias, tais como educação e saúde, por exemplo, sem a exclusão etária que se manifesta nesse caso.
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, a exclusão social imposta pelo preconceito tende a danificar a qualidade de vida dos anciãos que, por vezes (Vírgula) são forçados ao desemprego, por exemplo. Isso, contrapõe o filósofo Karl Marx quando afirma que o trabalho dignifica o homem e, indo além, o ócio pode induzir a casos de depressão geriátrica e ansiedade (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, o estigma relacionado ao idoso afeta geralmente toda a vida dele, advindos da segregação social surgem e também agravam-se problemas de saúde.
(Melhore a a estratégia coesiva) Finalmente, o processo de envelhecimento é normal (Vírgula) mas o preconceito relacionado não é e (Melhore a coesão) cabe ao governo federal, utilizando- se das secretarias de educação municipais ( estas, resposáveis pela manutenção da educação pública, aquele, responsável por ser a esfera governamental maior do país e por isso detentor de todo o recurso necessário) (Vírgula) realizar campanhas de conscientização. Nesse sentido, a educação contra o etarismo nas escolas brasileiras é fator de formação cidadã para os mais jovens e estímulo aos estudantes mais velhos a procurar a garantia dos seus devidos direitos quando esses forem desrespeitados. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |