O etarismo é atribuído ao julgamento com base na idade do indivíduo, julgamento este praticado pela sociedade. Da mesma forma que o racismo, a homofobia e demais preconceitos prejudicam a vida de muitos brasileiros, o etarismo também. (Truncamento) De modo que este, (Sem vírgula) afeta não apenas um grupo, mas a sociedade no todo. (Truncamento) Pois, (Sem vírgula) está sujeito ao etarismo todos os gêneros existentes e todas as idades. Logo, quais as consequências do etarismo no Brasil?
Conforme os avanços tecnológicos surge a facilidade de contato com diversas oportunidades também. Como exemplo, o retorno aos estudos ou ao mercado de trabalho por pessoas de terceira idade. Dessa forma, o etarismo se manifesta, (Sem vírgula) por meio do julgamento de que esses não estão aptos para realizar tais tarefas. Assim, inibindo os idosos a concluírem seus sonhos e, consequentemente, prejudicando a saúde mental deles. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) No entanto, não somente os idosos, mas indivíduos de diversas faixas etárias são vítimas. Como, (Sem vírgula) quando um jovem, ou até mesmo um adulto, realiza determinada ação social e houve ouve que tal ação é inapropriada para sua idade ou quando a própria comunidade em que a pessoa vive começa a fazer comentários e julgamentos. Este fato, (Sem vírgula) que acontece na sociedade brasileira, gera grande impacto negativo para o psicológico da vítima. A sensação de não poder realizar tais ações, segundo o senso comum, traz consequências irremediáveis. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) A fim de transformar essa realidade, cabe a à população brasileira realizar uma mobilização social contra o etarismo. E como principal meio de divulgação de informações cabe a à mídia, (Sem vírgula) apoiar as vítimas do etarismo e conscientizar a sociedade das consequências. E por sua vez, o governo, cabe a este o monitoramento dos meios de comunicação com os demais. (Truncamento) Para que as correntes de ódio possam ser erradicadas da sociedade brasileira. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |