Na atualidade o preconceito etário persiste na sociedade brasileira. É possível observar essa atitude itolerante desde a 2 ° Guerra Mundial, pois as pessoas com idades avançadas eram consideradas nos campos de extermínio como inúteis para realizar as atividades exaustivas de trabalho (Melhore a apresentação dessa ideia). Nesse contexto, cabe analisarmos os principais aspectos que envolve esta problemática para a sociedade. (Formule a tese com mais clareza)
Sob esse viés, o julgamento hostil feito por causa da idade do indivíduo é rotineiro, porém considerado banal. A grande massa da sociedade provoca uma exclusão de indivíduos por acusa de etarismo, principalmente no âmbito de trabalho, onde são feitos prejulgamentos, levando até dispensar o trabalhador por achar estar novo demais ou velho demais, sem levar em consideração do currículo do indivíduo. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em consequência disso, nota-se a violação de direito promulgado pela Declaração dos Direitos Humanos onde afirma que todo ser humano é um ser moral e racional e deve viver dignidade, porém não sendo a realidade brasileira, já que o tecido social enfrenta obstáculos, como citato anteriormente.
(Melhore a estratégia coesiva) É evidente que tais entraves precisa ser solucionados, logo, cabe aos líderes de movimentos sociais organizarem manifestações em praças públicas atraindo atenção da mídia para a banalização do etarismo. Portanto, o governo deve aprimorar a Lei de Acesso à Informação, para uma melhor execução a fim de a sociedade ter acesso consciente sobre seu papel no tecido social (Ponto final) Feito isso, espera-se que reverta a situação e toda comunidade brasileira independente da idade tenha direito garantido para viver em dignidade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore a discussão com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |