Recentemente, a internet trouxe à tona uma questão polêmica, atual e emergente, mas que não é nova, o etarismo. A notoriedade de determinados problemas sociais advindos das redes sociais tem trazido para o debate público importantes reflexões e discussões, dentre elas as consequências do preconceito em relação à idade, problema muito comum e que afeta inúmeras pessoas, de diversas faixas etárias. Entretanto, até onde as percepções advindas das relações digitais irão trazer soluções práticas para esse problema? (Muito bem. Contextualizou o tema)
Embora o nome seja pouco conhecido, o problema é de conhecimento geral. O etarismo se refere ao preconceito vivido por uma pessoa em função de sua idade. Casos polêmicos foram mostrados pelas mídias digitais e deixou a todos estarrecidos (Reestruture essa discussão). A partir daí disso, deve-se aproveitar a visibilidade que o caso ganhou para reconhecer que isso é um problema real e que precisa de ações concretas, ou seja, trazer o problema das redes sociais para a vida real .
(Melhore a estratégia coesiva) O etarismo é um problema sério e requer medidas efetivas para combatê-lo, principalmente levando em consideração a fragilidade em que a sociedade se encontra, em função da pandemia da Covid-19. Uma vez que esse problema pode afetar qualquer pessoa, ele é um problema coletivo. Logo, requer soluções coletivas que perpassam por todos os setores da sociedade, tanto no âmbito governamental, civil, familiar, escolar, profissional, etc.
(Melhore a estratégia coesiva) É preciso trabalhar a questão da conscientização sobre o etarismo de forma abrangente, de tal modo como é feito em relação ao bullying, racismo, violência sexual, etc. Programas governamentais como veiculação em meios convencionais, que não exclusivamente a internet, como TV, outdoors, espaços públicos, ainda costumam ser uma forma bastante eficiente de se alcançar um grande número de pessoas, visto que as redes sociais tendem a segmentar e limitar o alcance de seu público. As escolas, universidades, (Sem vírgula) precisam trabalhar, informar, discutir sobre esse tema com seus alunos.
(Melhore a estratégia coesiva) Visto que as ferramentas tecnológicas servem como um ponto de partida, cabe à sociedade buscar meios concretos para mitigar os efeitos do etarismo no Brasil, pois trazer a discussão das redes sociais para as "redes humanas" é de fundamental importância. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |