O etarismo refere-se à discriminação ou preconceito com base na idade, em que as pessoas são julgadas ou tratadas de maneira desfavorável devido à sua idade.As consequências do etarismo no Brasil podem ser significativas e impactar vários aspectos da vida das pessoas. (Explore mais a discussão inicial)
Uma das consequências mais óbvias do etarismo é a exclusão social e a discriminação no local de trabalho. Pessoas mais velhas podem ser vistas como menos produtivas ou menos capazes do que seus colegas mais jovens, o que pode limitar suas oportunidades de carreira ou até mesmo levar à perda de emprego. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o etarismo pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. A sensação de ser menos valorizado ou tratado de maneira injusta por causa da idade pode causar estresse e afetar negativamente a autoestima. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Também pode haver consequências econômicas, já que a exclusão das pessoas mais velhas do mercado de trabalho pode limitar a contribuição dessas pessoas para a economia. Além disso, o etarismo pode levar a problemas na aposentadoria, como pensões mais baixas ou acesso limitado a serviços de saúde. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em resumo, o etarismo pode ter efeitos negativos na vida de indivíduos mais velhos, incluindo exclusão social, discriminação no trabalho, problemas de saúde mental e econômicos. É importante que a sociedade brasileira trabalhe para combater o etarismo e promover a inclusão e o respeito para todas as idades. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |