No século XIX, com o início do segundo reinado no Brasil, foi aplicado o "golpe da maioriade", o qual colocou Dom Pedro II como rei aos 14 anos - idade que muitas pessoas acreditavam que ele seria imprudente ao assumir esse cargo. Com isso, nota-se que a problemática apresentada ainda repercute a atualidade, o preconceito etário. Com isso, é prudente apontar que essa questão origina-se da exclusão social e a falta de auxílio governamental. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, vale ressaltar que o etarismo reflete, sem dúvidas, na falta de inclusão social dessa grupo. Em "Um senhor estagiário", obra cinematográfica, é retratada a vida de um homem de terceira idade. No enredo ele, o homem, trabalha em uma empresa de moda, a qual passa preconceito periodicamente por colegas de trabalho. Diante desse cenário, é nítido ageísmo presente na sociedade contemporânea. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de auxílio à a essas pessoas repercute, também, em um estado negligente. Tal questão ocorre, porque, de acordo com a análise do filósofo Mikhail, a decadência humana advém do Estado. Diante disso, a falta de ajuda governamental à essas pessoas é perceptível. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que medidas para a resolução desse problema sejam tomadas. Com isso, é mister que o Poder Executivo federal, mais precisamente o Ministério dos direitos humanos, auxilie e previna essa discriminação. Tal ação deverá ocorrer por meio da implantação de um Projeto Nacional de Incentivo à Inclusão Social, o qual irá articular junto às gestões municipais, a fim de garantir os direitos e o auxílio para parte da população que sofre com esse preconceito. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |