Invariavelmente sabemos que, na atual conjuntura, não é discutido com a devida avidez as complicações relacionadas ao preconceito em decorrência da idade no Brasil. O etarismo é um problema que vem ganhando cada vez mais força e cada vez menos visibilidade no nosso cenário social; tendo uma alta na pandemia de covid-19 em 2020, o etarismo ainda é extremamente disseminado principalmente pelos meios digitais (Melhore a construção dessa discussão) e manifesta muitas vezes uma linha tênue entre o preconceito e a discriminação, podendo ainda ser acompanhado de discursos de ódio e inúmeros outros modos de ataque para diminuir e desmoralizar a vítima. E como resultado da natureza próxima desses problemas, o modo de atuação para minimizá-los muitas vezes se faz próximo, abrindo portas para um combate conjunto em prol do respeito e tolerância. (Melhore a contextualização do tema)
A crescente onda de debates a despeito da inclusão digital de idosos, tolerância no diálogo e outros assuntos deste viés esconde por detrás este inimigo em comum. E assim como estimular o conflito entre gerações pela prática recorrente alimentar estereótipos, o preconceito pela idade também gera uma piora na qualidade de vida por parte da vítima, seja ela do público jovem, ou do público mais longevo, implicando diretamente nas relações de respeito entre os dois grupos e na autoestima do indivíduo. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Para fins de comparação (Vírgula) pode-se podemos citar a instabilidade política no Brasil em 2022. Além de um ano eleitoral, um dos grandes fatores para essa inflamação foi propriamente a prática do etarismo, sendo muitas vezes usada de munição para ataques pessoais e de alinhamento político, causando a aversão mútua e propiciando ainda mais o aumento da violência verbal e não verbal. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Logo concluímos que esse modo de discriminação pode afetar uma sociedade como um todo em efeito bola de neve. A mudança exigida para o controle deste problema social se encontra em uma focalização conjunta do ministério da cultura e do ministério da educação na própria cultura regional do país, afinal, todo problema ético provém de uma falha cultural do povo. Um incentivo massivo à educação com suporte na literatura por meio de uma reestruturação na própria grade curricular de todos os anos letivos a fim de ceder espaço para a literatura, diálogos, debates e metodologias de ensino focadas especificamente na vivência social e relacionamento interpessoal é indispensável para que expanda-se expandir as fronteiras da empatia e irrompa-se com dogmas e preconceitos formando uma sociedade de idéias ideias e relacionamentos mais compreensivos e afáveis. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |