O etarismo se encaixa em um ato de preconceito, que (Vírgula) como qualquer outro, afeta na a vida da vítima, (Justaposição) o etarismo ele se dá a pela discriminação de idade, apenas por você ter a idade que tem, tanto jovem como quanto idoso, mas o número maior de casos são na terceira idade. Esse ato de preconceito ele afeta muita na vida do idoso, não só psicológica como física também. (Melhore a apresentação da discussão)
Pode haver algumas falas (Vírgula) como por exemplo (Dois pontos) “ uma pessoa com essa idade fazendo exercícios físicos” (Melhore a coesão) apenas por que a sociedade impôs que o ideal seria pessoas jovens praticarem esse tipo de atividade. Isso causa o isolamento do idoso, por medo de ser julgado, fazendo com que ele se sinta inferior a outras pessoas, então ele se afasta, começa a ficar só em casa, não socializa, o que prejudica muito a saúde mental, muita das vezes também faz com que o idoso pense e que espere que sua vida acabe, por que não tem mais idade para fazer nada, ou que faça o que a sociedade acha que ele deveria fazer, como por exemplo : crochê; caminhar apenas em sua casa entre outra. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Muitas das vezes são até oprimidos, escutam palavras desagradáveis, piadas ofensivas, por que porque as pessoas acham que como é idoso não importa a opinião dele. Assim como o racismo, a homofobia, o preconceito por classe social é crime, o etarismo tem que ser tratado da mesma forma, com rigor e punições para esses atos, e que estejam escritos e reconhecidos na lei. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade e de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |