Com o passar dos anos a expectativa de vida da população brasileira vêm vem aumentando dentre outros fatores relevantes (Melhore a construção de sentido), a população mais velha sofre muito preconceito com o etarismo , que é uma conduta praticada pela sociedade que julga as pessoas com base na sua idade. (Melhore a contextualização e formule a tese)
A À medida que a busca pelo envelhecimento saudável surge na terceira idade (Víirgula) é cada vez mais ativa a participação dos idosos nos setores do mercados de trabalho, turismo e na economia do país. A população mais velhas procura se atualizar e aprender as novas tecnologias, praticam exercícios físicos e criam hábitos mais saudáveis. (Reestruture a discuss]ao apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto os idosos sofrem com o preconceito por causa da sua idade, e a sociedade julga que essas pessoas mais velhas não tem têm mais condições ou características para frequentar alguns espaços, por consequência dessas ações a população mais velha são afetadas na sua saúde mental e física. Desse modo acarretando a desmoralização nessa fase da vida que tanto a nos ensinar. (Problemas na construção de sentido)
(Boa estratégia coesiva) Por isso, programas e leis têm que ser discutidos nos órgãos públicos (Vírgula) ressaltando as consequências do etarismo nas pessoas mais velhas, e também a importância de combater essa prática. Ações em instituições escolares e espaços públicos elencando o tema etarismo, (Sem vírgula) são uma forma de educar e orientar os brasileiros da relevância dessa questão. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |