Consequências do etarismo no Brasil - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 11/04/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com Auguste Comte, pai da sociologia clássica, a sociedade deve ser considerada como um organismo vivo e esse deve permanecer saudável, livre de qualquer doença que comprometa seu funcionamento para um progresso positivo na sociedade. Todavia, o etarismo no Brasil caracteriza uma anomia nesse organismo e ocasiona comprometimento no funcionamento do sistema social, dessa forma, é necessário mudanças. Esse revés é ocasionado pelo descaso do governo federal e a imparcialidade da população. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário, é possível afirmar que a falta de políticas públicas do governo federal ocasiona um aumento desenfreado do etarismo no Brasil. Segundo Thomas Hobbes, filósofo iluminista inglês, o Estado possui a obrigação de garantir o bem-estar da população com o intuito de manter a ordem no país. Dessa maneira, é obrigação do Estado brasileiro garantir ações assistencialistas, como a criminalização do etarismo e a penalização dos infratores, a favor dos grupos sociais afetados pela problemática supracitada com a intenção de garantir a ordem no sistema social. Portanto, para que haja a redução do problema citado, é necessário que o Estado seja mais ativo em políticas públicas voltadas na  à assistência dos grupos sociais afetados, cumprindo seu dever de garantir o bem-estar da população com intenção de manter a ordem no país, somente dessa maneira a sociedade brasileira alcançará o progresso positivo.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o crescimento do etarismo também é ocasionado pela imparcialidade da população perante a problemática que persiste no país. Conforme a Revista Eletrônica Consultor Jurídico (Conjur), para que o revés supracitado tenha importância no meio jurídico, é necessário que a população seja parcial e que haja grandes mobilizações sociais pautadas nessa problemática. Sendo assim, é possível inferir que a massa popular possui grande influência na Constituição federal, visto que com as manifestações populares contra o preconceito da a homofobia, cujo o qual refere-se à discriminação de pessoas que sentem atração pelo mesmo gênero, foi possível o enquadramento dessa discriminação semelhante ao crime de injúria racial (racismo), o qual é tratado como um crime impossível de fiança ou recurso de defesas. Logo, para que o etarismo seja minimizado, é necessário que a população aja perante à situação.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é tempo de combater esse grave problema para encaminhar a sociedade ao progresso positivo e garantir a ordem no país. Sendo assim, cabe ao Ministério da Cidadania, cujo órgão trata de questões que envolvam os direitos humanos no Brasil, desenvolver políticas públicas pautadas no revés supracitado. Tal iniciativa deve ocorrer através da fiscalização e penalização dos indivíduos que cometerem o etarismo, com o objetivo de levar justiça às vítimas, desse modo, o preconceito supracitado será minimizado. Além disso, cabe às Organizações Não Governamentais promover manifestações populares com o objetivo de levar o etarismo à justiça. Dessa forma, será possível observar a redução do problema supracitado no Brasil. ​​​​​​​(Proposta completa) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200