Sabe-se que o etarismo é um problema que está presente na sociedade brasileira e traz consequências para as pessoas que são seu alvo. É comum vermos pessoas jovens demonstrar preconceito sobre pessoas velhas em diversos ambientes, sendo assim é de conhecimento geral a necessidade de buscar meios para o seu combate. (Formule a tese)
É importante analisar que independentemente da época é notório a presença de críticas direcionadas a uma geração passada por uma geração seguinte, a maior parte dessas críticas não são de caráter construtivo e visam diminuir a participação do idoso no trabalho na sociedade. (Parágrafo frasal. Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Também é importante lembrar que esse problema está relacionado com esteriótipos que são criados pela sociedade, é recorrente ver o idoso ser colocado em posições consideradas inferiores como na costura ou na cozinha (Argumentação tendenciosa). Essas questões fazem com que o indivíduo alvo desse preconceito se isole e não se sinta produtivo a ocupar espaços em outras áreas (Vírgula) como na educação e no trabalho.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, diante do que foi dito anteriormente, é necessário uma ação do governo federal junto a sociedade para que se possa repelir essa problemática através de campanhas de conscientização com palestras em escolas e propaganda na mídia para promover a informação a respeito dessa questão. Dessa maneira será possível desenvolver uma sociedade menos preconceituosa e mais unida. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |