“É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito”. Essa frase de Albert Einstein mostra a dificuldade de se combater discriminações, tais como o idadismo. Com tal hostilidade (Vírgula) principalmente com idosos, vê-se uma piora na saúde mental e na qualidade de vida deles, cria-se então um paradoxo, pois se o rumo da sociedade é o envelhecimento, por que tratar de maneira tão cruel essa faixa etária? (Melhore a contextualização do tema)
O artigo 5 da Constituição brasileira diz que todo cidadão perante a lei é igual, entretanto o princípio do preconceito se opõe a este conceito, ao se considerar um idoso inválido e incapaz, (Sem vírgula) descumpre-se a lei, a qual deveria ter uma punição proporcional ao delido delito. Infelizmente, assim como outros pré-julgamentos (Vírgula) observa-se um lapso entre a lei no papel e na realidade, onde não há a aplicação dela nem rigidez na cobrança (Argumento tendencioso). Sendo assim, perdura-se a ideia de desprezar os mais antigos.
(Melhore a estratégia coesiva) Por mais que praticada muitas vezes por familiares próximos, tais atos causam grandes danos psicológicos a à vítima, como a depressão e o sentimento de abandono, ou até mesmo danos físicos. A solução tantas vezes encontrada é a internação em asilos, o que só agrava os sintomas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é necessário uma série de mudanças em relações as atitudes sociais para que não mais tratem idosos de forma maldosa e prejudicial, por meio da conscientização das situações sofridas por eles (Vírgula) por meio de debates e campanhas com relatos pessoais por meio de estudos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e da Central Judicial do Idoso (Melhore a construção de sentido), para que enfim se melhore a qualidade de vida dessa parcela da população e que as próximas gerações também desfrutem de um boa terceira idade. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |