O termotarismo foi usado pela primeira vez pelo gerontologista Robert N. Butler para explicar a discriminação baseada na idade da pessoa. Gradativamente mais esse preconceito afeta a população. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
O etarismo é algo que acontece habitualmente (Vírgula) tendo como exemplo o mercado de trabalho. Enquanto a dos mais velhos tem problemas para encontrar um novo emprego, adultos mais jovens, na maior parte dos casos, recebem salários mais baixos com o argumento de que são menos experientes. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) O etarismo também surge disfarçado entre elogios. Muitas expressões são carregadas com preconceito, mesmo com boas intenções, como "Nossa!Você já tem essa idade?Não parece". (Reelabore e explore a discussão com mais produtvidade)
(Melhore a estratégia coesiva) Em resumo é importante combater o etarismo. Devemos começar garantindo uma visão equilibrada do envelhecimento, afinal ficar velho faz parte do ciclo natural da vida. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |