O etarismo, preconceito à idade do indivíduo, é algo ainda presente em âmbito nacional. Percebe-se que sua prática é, de forma acentuada, contra idosos, em todos os meios sociais. Segundo o Ministério da Saúde, em 2030 haverá mais idosos que crianças de 0 a 14 anos no Brasil. (Formule a tese)
Diante disso, faz-se necessário que haja total acolhimento dessas pessoas, visto que os mais novos, sobretudo, adquirem conhecimentos através de relações intergeracionais, em outras palavras, é inadmissível que em pleno século XXI haja o preconceito a estes. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Deve-se analisar, de forma crítica, o questionamento da Pesquisa Mundial de Valores: "Em época de empregos escassos, deveríamos forçar os mais velhos a se aposentarem mais cedo?", questionamento esse que deixa explícito a discriminação sofrida por eles no campo de trabalho, não somente em maio social. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Ademais, cabe ao governo, por intermédio de campanhas publicitárias, conscientizar a população acerca do respeito em convívio com os mais velhos. Dessa forma, os mesmos teriam total conhecimento acerca do que é viver em meio social, e aos poucos o etarismo não mais estaria presente em nossa sociedade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Desenvolva as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |