Etarismo - Wendell - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 11/04/2023

Status:

Corrigida
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O etarismo, preconceito à idade do indivíduo, é algo ainda presente em âmbito nacional. Percebe-se que sua prática é, de forma acentuada, contra idosos, em todos os meios sociais. Segundo o Ministério da Saúde, em 2030 haverá mais idosos que crianças de 0 a 14 anos no Brasil. (Formule a tese)

Diante disso, faz-se necessário que haja total acolhimento dessas pessoas, visto que os mais novos, sobretudo, adquirem conhecimentos através de relações intergeracionais, em outras palavras, é inadmissível que em pleno século XXI haja o preconceito a estes. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Deve-se analisar, de forma crítica, o questionamento da Pesquisa Mundial de Valores: "Em época de empregos escassos, deveríamos forçar os mais velhos a se aposentarem mais cedo?", questionamento esse que deixa explícito a discriminação sofrida por eles no campo de trabalho, não somente em maio social. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Ademais, cabe ao governo, por intermédio de campanhas publicitárias, conscientizar a população acerca do respeito em convívio com os mais velhos. Dessa forma, os mesmos teriam total conhecimento acerca do que é viver em meio social, e aos poucos o etarismo não mais estaria presente em nossa sociedade. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Desenvolva as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200