Etarismo - Superação já! - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 11/04/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), a expectativa de vida aumentou. Passou de 72,8 para 73,1, dos homens, e das mulheres, de 79,9 para 80,1 anos. Diante do exposto, as pessoas deveriam estar mais conscientes e empáticas para com o próximo, visto que, (Sem vírgula) a população está envelhecendo com saúde e prolongando os dias na terra. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, esse comportamento amistoso esperado não é uma realidade. O tema etarismo entrou em evidência nos últimos dias com um vídeo que foi amplamente divulgado nas redes sociais, no qual três garotas zombavam de uma colega de classe, de quarenta anos, pelo motivo de ela ter acabado de ingressar na faculdade e, para as garotas, ela deveria estar quase aposentando. O vídeo denunciou o fato de o preconceito da faixa etária ser um problema a ser combatido, já que todo o preconceito é um fator segregador que causa diversos transtornos para o indivíduo vítima, tais como, (Sem vírgula) baixa autoestima, depressão, ansiedade e falta de pertencimento ao mundo social no qual a pessoa está inserida.

Como eu posso me sentir parte de uma sociedade, se o próximo me exclui? (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o Estado, junto com as mídias sociais e os meios de comunicação, alertem sobre os perigos do etarismo, tanto para com os jovens, quanto os mais velhos, para que crenças estigmatizadas possam ser superadas e que todos possamos gozar do direito de ir e vir e "ser", em todos os campos sociais. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200