“Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados.” A declaração realizada pelo escritor e filósofo inglês Aldous Huxley, ao ser a analisada sob o atual cenário do país, nos permite refletir sobre como o etarismo está sendo ignorado no tecido social brasileiro, mesmo afetando a vida de muitas pessoas, em especiais especial, pessoas idosas. Nesse sentido, fatores como o preconceito (Vírgula) em consonância com a discriminação, não podem ser desprezados, visto que esses são os principais elementos relacionados com a problemática.
No seriado “The Rookie”, o personagem John Nolan (Vírgula) mesmo acima da idade vista como a “ideal” para escolher uma nova profissão, resolve deixar sua vida quieta e confortável para viver seu sonho de ser um policial. Sendo o novato mais velho do batalhão, Nolan sofre diversos preconceitos e decresças dos seus colegas por ser uma geração diferente. Assim, percebemos o quanto o etarismo é real e está presente, mesmo que silenciosamente, na nossa sociedade. Somando a isso, os estereótipos e discriminações das pessoas idosas vêm cada vez aumentando, começando pelas imagens nas filas, assentos preferenciais e outros, onde pessoas de mais de sessenta anos são ilustradas por figuras de um idoso curvado e de bengala. São elementos como esses que prejudicam e separam os idosos da sociedade, mesmo sendo eles uma grande parte da porcentagem de cidadãos. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com uma pesquisa de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população entre sessenta e sessenta e quatro anos é a mais afetada pela depressão. Isso pode ser justificado por essas situações citadas que acabam sendo invisíveis e os idoso não denunciam por vergonha ou medo, já que não sabem que acontece com outros também (Melhore a apresentação dessa discussão). Além do mais, o etarismo está presente nos dos lares, onde o idoso é visto como alguém frágil e incapaz, gerando o medo e receio de autonomia.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, entende-se que o etarismo e suas consequências são obstáculos intrínsecos de raízes culturais e governamentais. Logo, o governo brasileiro com ajuda Ministério da Mulher, família e dos direitos Humanos e o Ministério das Comunicações, por intermédio da coparticipação de programas midiáticos de alta audiência, devem discutir e abordar o assunto, com objetivo de mostrar a sociedade os principais sequelas do problema para a vida idosa. Assim, o etarismo deixará de ser invisível e passará a não fazer parte das futuras gerações. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |