A palavra etarismo vem de ageism (Vírgula) da língua inglesa (Vírgula) que foi criada pelo médico Robert Butler, que estudou o preconceito contra os idosos. O etarismo é um conjunto de discriminações e preconceitos pelo simples fato de uma pessoa ser de idade ou ser muito jovem para saber das coisas. Esse preconceito pode causar muitos danos a uma pessoa, seja mental ou físico. Muitos idosos no Brasil sofrem com o desemprego e a falta de oportunidade no mercado de trabalho pela sua idade. Segundo o relatório da ONU o etarismo pode causar diversos problemas na saudê saúde mental de uma pessoa, fazendo-a desistir de seu sonho de fazer ou continuar uma faculdade, ou até mesmo fazendo-a se isolar e diminuído diminuindo a sua expectativa de vida. Várias pessoas (Vírgula) ao redor do mundo todo, sofrem com preconceito por causa da sua idade, suas ideias e pensamentos são inválidos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Dados apontam que 50% (Cite a fonte) dos casos de etarismo são realizados pelos próprios filhos, em muitas famílias de forma discreta, o etarismo está presente sendo praticada pelos filhos, como por exemplo, muitos idosos são colocados em lares de repouso, por estarem ''incapacitados'' de se cuidarem, e às vezes podem acabar sofrendo abuso dentro do lar de repouso ou até mesmo na própria casa onde vive. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) As vagas e oportunidades para os idosos que têm mais que 50 anos são muitos raras e difícil difíceis, principalmente se você não tiver um estudo superior. Conforme os anos se passam a população vai envelhecendo cada vez mais, e por isso o etarismo deve acabar o quanto antes. Após alguns anos os idosos serão um número ainda maior na nossa sociedade, e por isso nas redes de ensino e em casa se deve ensinar aos pequenos a terem empatia aos mais velhos e assim diminuindo acidentes contra os idosos no futuro. A lei para esse tipo de crime é a Lei nº 10.741 (Melhore a coesão) e se diz na lei que nenhuma pessoa idosa pode sofrer discriminação por conta da idade. (Não apresentou proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Deesenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |