Diante do cenário brasileiro, é possível analisar a forte presença do idadismo - preconceito que atinge as vítimas por sua idade. Visto que tal discriminação está presente de forma tão constante em diversos ambientes (incluindo os cenários profissional e familiar), cabe a à sociedade alterar suas atitudes a cerca acerca da invalidação da opinião ou utilidade de um jovem, e da invalidação do idoso (quem mais sofre com esses atos).
Primeiramente, é nítido que muitos jovens são desconsiderados, principalmente, adolescentes, na medida que o primeiro pensamento que vai à a um adulto é o popular termo "aborrecente", isso ocorre devido ao senso comum impregnado na mente da civilização, consequentemente o adulto menospreza a opinião do jovem. Com isso, ocorre que muitos destes adolescentes acabam sofrendo graves problemas psicológicos como, (Sem vírgula) a depressão (Melhore a apresentação dessa discussão). Além disso, grande parcela deste ageísmo é proporcionada por seus familiares, os quais negligenciam o efeito desta ação nas vítimas.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, não é apenas o público mais jovem que é prejudicado com a discriminação de idade, pelo contrário, as vítimas mais comuns são os idosos. Ao passo que estes encurtecem sua expectativa de vida, recebendo sérios problemas de saúde físicos e mentais; aumentam o isolamento social devido à exclusão social; e têm uma recuperação menos eficaz do declínio cognitivo. Contudo, quando a população discrimina as pessoas mais velhas, esquecem que estas adquiriram mais experiência de vida e podem cooperar de maneira significativa para com as pessoas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe à mídia propagar campanhas conscientizadoras e dados estatísticos por meio de uma maior propagação de noticiários jornalísticos, palestras em ambiente profissionais e pronunciamentos públicos, para que atinja um público-alvo mais adulto - os maiores réus do etarismo - e aconteça uma mobilização social de porte nacional. Dessa forma, a invalidação etária não causaria sofrimento à a jovens e idosos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |