janaína f. - Banco de redações


Consequências do etarismo no Brasil

Enviada em: 10/04/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto atual, vê-se que o etarismo vem sendo cada vez mais discutido nos dias de hoje. O etarismo advém entre pessoas de todas as idades, no entanto, é mais recorrente entre idosos. Isso ocorre devido à negligência estatal e, também, pela mudança de mentalidade social. (Muito bem. Formulou a tese)

Pode-se observar que o etarismo afeta bastante todas as esferas da vida de uma pessoa idosa, especialmente qualidade de vida. Em virtude da negligência do Estado quanto a pessoas +60, por consequência, vem a piora da saúde física e mental, expectativa de vida reduzida, entre outros problemas. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Porém, vale ressaltar que o idadismo não atinge somente a terceira idade, mas também adultos +30. Podemos exemplificar o caso de uma moça de 44 anos que foi hostilizada em uma universidade de Bauru por três colegas de sala por ser considerada "velha demais" para fazer faculdade. Para a sociedade, somos considerados "muito velhos" para realizarmos certas vontades. (Reestruture a discuussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, a sociedade precisa levar mais em conta o preconceito devido a  à idade da pessoa. Portanto, a mobilização da sociedade quanto a isso é importantíssima para as pessoas enxergarem como de fato um problema. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200