O famoso seriado mexicano “el chavo del ocho” influenciou algumas gerações de espectadores brasileiros e deixou, além de momentos de riso, importantes reflexões. Como não lembrar da canção (Evite esse tipo de construção) que adverte: “Se você é jovem ainda, amanhã velho será”. Em seus singelos versos, a música busca desperta um olhar sensível para as pessoas idosas e expor uma via de mão dupla; que essas pessoas são como aqueles que os maltratam ou os descriminam serão no futuro. Infelizmente, essa discriminação de idade persiste na sociedade brasileira de forma estrutural. Embora o etarismo abranja todas as pessoas discriminadas por conta da idade que possuem, sejam elas jovens ou idosas, é neste último grupo que as consequências são mais danosas. (Formule a tese)
Pensando a origem desses danos e o contexto atual, extremamente movido pelo capitalismo e por sua força desenfreada de produção, o etarismo direcionado aos idosos se torna algo imperceptível e comum no substrato social. No mundo do trabalho as pessoas que não acompanham esse movimento de força e produção, em sua grande maioria pessoas idosas atingidas por visões genéricas que as veem como pessoas frágeis, fisica e psicologicamente, são descartáveis. Esse indivíduo que é considerado incapaz vai sendo jogado para um espaço de desumanização. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Outro movimento que leva a esse estado está em outra importante lugar; na educação. Recentemente, circulou um vídeo nas redes sociais em que duas universitárias faziam chacota de uma colega de turma. O motivo? Ela tinha uma idade muito alta em comparação com o restante da turma. O caso virou notícia e ganhou repercussão nacional. Fica claro que o que se propaga nesse caso é que se alguém não se enquadra na faixa etária “comum” a escola, a universidade, ou a qualquer lugar ela não merece estar ali e sua presença é questionada. Tudo é reduzido a máximas simplórias como: “Vai estudar a essa altura da vida?; Não está velho demais para isso?”. (Reestruture) A consequência para tudo o que foi exposto pode ser o isolamento do idoso e um constante sentimento de incapacidade que podem anular a sua existência. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante de tudo o que foi mencionado, é imprescindível que os governos federal, estadual e municipal atuem de maneira colaborativa, para construir políticas públicas sólidas que sejam aplicadas a todos os âmbitos da sociedade, sobretudo o educacional, a fim de combater o etarismo no Brasil. Ademais, é necessário criar, principalmente no ambiente escolar, a curiosidade de observar a sociedade e questionar o que muitas vezes encaramos como algo comum. Isso certamente quebraria muitos preconceitos, inclusive o preconceito de idade, que muito afeta os idosos, principalmente. Ou, melhor ainda, é preciso fazer nascer a cultura de se colocar no lugar do outro, como cantaram os imortais personagens do “Chaves” (Vírgula) na canção aqui citada. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |